31 de out. de 2010

Quem é o Espírito Santo ?



O Espírito Santo  faz parte da Trindade, assim como Deus, o Pai, e Seu Filho, Jesus Cristo.
O Espírito Santo, o Pai e o Filho são um em propósito, mas são seres distintos uns dos outros. O Senhor revelou o seguinte por intermédio de Joseph Smith:


Espírito Santo não tem um corpo de carne e ossos, mas é um personagem de Espírito. Se assim não fora, o Espírito Santo não poderia habitar em nós.
A missão específica do Espírito Santo é dar testemunho do Pai e do Filho, revelar a verdade, consolar-nos e santificar-nos.
Ele é um guia e professor divino.
 
 
O Espírito Santo

Deus não quer que fiquemos sem Sua influência; por isso, Ele envia o Espírito Santo para consolar e dar orientação a Seus filhos.
 O Espírito Santo—às vezes chamado de Santo Espírito—é o terceiro membro da trindade. Sua missão é testificar da verdade, consolar e santificar-nos e trazer todas as coisas à nossa lembrança (João 14:26; João 15:26; João 16:13).
 
De que forma o Espírito Santo pode nos  ajudar?

O Espírito Santo pode abençoar a sua vida de muitas maneiras
.Cristo prometeu aos Apóstolos que o Espírito Santo lhes “ensinaria todas as coisas” (João 14:26) e os “guiaria em toda a verdade”.(João 16:13)
 Ele também disse: que o Espírito Santo “testificará de mim”. (João 15:26)
Da mesma forma, o Espírito Santo pode ajudar você.
 Por meio da inspiração do Espírito Santo, é-lhe possível reconhecer e compreender a verdade, escolher o que é certo e tomar decisões inspiradas.

O Espírito Santo pode inspirar-lhe idéias, alertá-lo do perigo e consolá-lo nos momentos de tristeza.

Talvez você já tenha sentido a influência do Espírito Santo em determinados momentos de sua vida.
Essa influência inclui o amor, a alegria e a paz. ( Gálatas 5:22)
 
 
O dom do Espírito Santo

Quase todos já sentiram a influência do Espírito Santo em algum momento.Mas existe uma diferença entre sentir a influência ocasional do Espírito Santo e receber o dom do Espírito Santo.

Em alguns momentos, o Espírito Santo pode consolar ou revelar a verdade às pessoas, mas o dom do Espírito Santo só é concedido a quem é batizado na Igreja de Cristo. Esse dom é o privilégio de desfrutar da companhia constante do Espírito Santo, caso obedeçamos aos mandamentos.

Como esse dom é concedido?
 
 O dom do Espírito Santo é concedido por alguém que tenha a autoridade do sacerdócio de Deus. Isso é feito por meio da imposição de mãos, depois de a pessoa ser batizada. Depois disso, é nossa obediência aos mandamentos de Deus que determina se receberemos ou não esse dom maravilhoso.
 
O Consolador

O Consolador é um outro nome do Espírito Santo; pois Ele dá paz e consolo.
Todos passamos por momentos de solidão, medo e tristeza; por momentos em que precisamos de consolo.
 Jesus Cristo prometeu: “Não vos deixarei órfãos” (João 14:18) e disse que Deus enviaria o Consolador, que é “o Espírito Santo”. (João 14:26)

O Espírito Santo pode consolar-nos nos momentos de dificuldade e sofrimento e também proporciona a paz de consciência e a certeza de que nossos pecados foram perdoados, quando nos arrependemos sinceramente.
Quando temos a companhia do Espírito Santo, não precisamos temer.
 
Jesus disse:

Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize. [João 14:27]