8 de dez. de 2011

Religiosidade



"Ai de vós,escribas e fariseus,hipócritas,porque rodeais o mar e a terra para fazer um prosélito;e,uma vez feito,o tornais filho do inferno duas vezes mais que vós" - Mt 23:15


                                            O que é religiosidade?


O homem foi criado na condição de ter uma íntima comunhão com Deus,comunhão esta que foi planejada e que partia do próprio Senhor.
A palavra diz que o próprio Deus visitava diariamente Adão na viração do dia.
Com o pecado e a queda houve uma quebra nessa relação,deixando o homem distante de Deus,e portanto cada vez mais imperfeito.
Nesse processo entra em cena a religião.

Apalavra religião vem do latim "religare",que significa religar. A idéia é que através dela as pessoas são religadas a Deus ,ou seja,uma conduta que leva as pessoas a estarem de novo com Deus. A palavra de Deus nos ensina em  I Tm 2:5 que só há uma ligação entre o homem e Deus,e é Jesus,por isso ser religioso pode parecer algo bom,porém há uma falha fundamental: a substituição.
Não podemos substituir Jesus por uma série de normas religiosa.Além disso ,a religião é algo que parte do homem para Deus,enquanto a relação que Ele deseja ter conosco parte dEle próprio para conosco.

Conhecendo mais sobre a religiosidade

Quando falamos sobre religião,temos também de falar sobre o que a religiosidade acarreta.Alguém que vive uma relação religiosa com Deus não é alguém livre.
Muitos,de forma sincera,querem se achegar a Deus mas são envoltos numa nuvem de regras preestabelecidas que rouba a essência do nosso relacionamento com Ele : o amor
Jesus enfrentou grandes obstáculos impostos por religiosos.
Os fariseus eram conhecedores da lei e dos profetas,os escribas eram copistas da lei,os sacerdotes eram ministros do templo,eram pessoas cheias de religião,porém vazias de Deus.
A religião ,ainda que aparente uma santidade,com rigores e proibições,não pode nos levar a Deus,porém nós vivemos com o Senhor e damos frutos dignos de arrependimento - se vencemos o pecado,não o vencemos porque temos lei,mas porque o Espírito Santo de Deus habita em nós,e Ele é quem nos leva a vencer.