14 de nov. de 2011

Santificação



A idéia que temos a respeito de santidade geralmente é uma idéia distorcida pela religiosidade que aprendemos desde cedo.
Ao falarmos de "santo",muitas pessoas logo imaginam alguém com a expressão piedosa e sofrida,ou então alguém que tem poderes sobrenaturais em si mesmo e é capaz de fazer milagres,ou ainda pessoas que jamais errem ou pequem;tanto que é comum ouvirmos a expressão: "Eu não sou santo,eu não sou perfeito;santo,só Deus!"
Na verdade isso é um grande engano.A palavra de Deus diz que todo aquele que tem verdadeiramente a Jesus como seu único Senhor e Salvador é santo - não por sua própria justiça,mas pela justiça de Cristo no Calvário;isso porque a santidade não é um dom nato de alguns seres humanos,nem tem a ver com virtude pessoal,mas sim com uma transformação de caráter feita exclusivamente pelo Espírito Santo de Deus,através de uma entrega.
Santificar significa separar,ou seja,não estar conforme o contexto espiritual em que vivemos,pois o mundo está posto no maligno,mas estar dentro do plano de Deus e ter uma vida diferenciada,não em termos exteriores ou aparentes,mas abandonando aquilo que se praticava de errado,com o auxílio do Espírito Santo de Deus.

É preciso saber que a santificação traz vantagens muito grandes e, ao contrário daquilo que as pessoas dizem,é muito bom ser santo para poder estar perto de Deus.
Tudo aquilo que o pecado pode proporcionar é morte e destruição, embora tenha um grande atrativo e uma máscara de ser inofensivo;porém,para se ter uma vida abundante e vitoriosa é preciso de santidade.

O processo de santificação envolve algumas etapas.

Dentre elas estão: reconhecer os próprios erros,chamar o pecado de pecado,arrepender-se - que significa lamentar profundamente o erro - e após o arrependimento confessar os pecados para obter o perdão de Deus,dispor-se firmemente no coração a não voltar a pecar e,principalmente,entrar em profunda comunhão com o Espírito Santo de Deus.
Um aspecto importantíssimo que temos de ressaltar é que a verdadeira santificação é proveniente do Espírito Santo de Deus,e não de algo que façamos ou deixemos de fazer apenas exteriormente.

"Ser santo é consequência de andarmos com Deus,e não um requisito para isso.Se andarmos com Deus,adquiriremos sua natureza e características.  Ele é santo!"