31 de jan. de 2012

A Soberba



Soberba, Atitude que entristece o Coração Deus 
 
Se tem um traço de personalidade em que Deus reprova veementemente, essa qualidade chama-se soberba.
A soberba nada mais é do que o egoísmo na sua mais alta plenitude. Uma pessoa soberba é capaz de menosprezar até o poder de DEUS, achando que não precisa dos favores do supremo ser.
A soberba apodrece a alma, portanto um soberbo já está recebendo o juízo antecipado, a menos que ele reconheça sua enfermidade. A bíblia esta eivada de versículos em que Deus reprova essa conduta, e o que é pior, não há minha chance de obter misericórdia, tendo em vista Deus vislumbrar o próprio satanás personificado.
Todos sabemos que o pecado de Lúcifer no céu foi a Soberba, pois ele quis ser maior que o Criador. Quem se atrever a repetir o feito certamente terá o mesmo destino, e isso vale para todos inclusive para uns que se auto-intitulam eclesiasticamente, com um único propósito de serem vistos pelos homens.
Uma pessoa soberba chega ser deprimente, tem olhos altivos e não consegue se relacionar com ninguém, a não ser com outro soberbo. Não reconhece a humildade e assim sendo não pode se colocar na posição de bem feitor, pois tudo o que fizer em favor de alguém, vai sempre interpretar como algo que ele e somente ele é capaz, e com absoluta certeza, vai transformar essa ação em algo em que possa ser visto pelos homens. Suas esmolas são sempre carregadas de desprezos e menosprezo ao ajudado. Algo totalmente contrário do ensinado pelos preceitos bíblicos e praticado pelo altruísmo cristão.
 
 O apostolo Paulo chegou a afirmar que ele não vivia, mas Cristo vivia nele, chegou a pedir que o imitássemos pois ele era imitador de Cristo.
 
 Se os ensinamentos bíblicos são para nos encaminhar ao céu, creio firmemente que  os cidadões só lêem aquilo que interessam a sua satisfação pessoal, ao bem estar dos seus e de uma minoria que lhe bajula. 
Um soberbo engana o próprio coração, escarnece daqueles que passam por adversidades, se acha seguro em si mesmo e crer que ninguém pode alcançá-lo.
O descontentamento de Deus, com essa pratica diabólica, fica evidente quando Deus adverte os filisteus através do profeta Obadias 3,4 "A soberba do teu coração te enganou, como o que habita nas fendas das rochas, na sua alta morada, que diz no seu coração: Quem me derrubará em terra? 4 Se te elevares como águia, e puseres o teu ninho entre as estrelas, dali te derrubarei, diz o SENHOR."
Se um soberbo pensa que esta acima do bem e do mal, seu engano é dobrado, pois no céu seu ingresso é vetado e na terra Deus vai abatê-lo.
 
 Pv 16:18 "A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda. Melhor é ser humilde e servir ao Senhor, a ser soberbo e abastado e servir a homens, pois Deus da graça ao humilde, porem resiste ao soberbo..