8 de fev. de 2011

De quem é essa batalha?




Você sabe qual é o verso do meio do Velho Testamento?
 É ll Crônicas 20.17: “Nesta batalha não tereis que pelejar”.

 Esse é um verso significativo – e não só porque é a parte do meio do Velho Testamento.
 É significativo pelo que diz de nós lutando uma batalha.
Com quem Deus está falando nessa passagem? Ele está falando com o rei Josafá e aos israelitas.
Eles estavam prestes a ser atacados por três inimigos: os filhos de Moabe, os filhos de Amon e os amonitas.
Não sei a seu respeito, mas não sou fã de uma briga de três contra um! Isso é ameaça tripla. Josafá com certeza estava preocupado em como poderiam se defender em tal batalha, mas Deus sabia que ele estava pensando. Ele disse: “Você não tem que lutar essa batalha”.
Agora, esse é o tipo de batalha que eu gosto! Se você não luta, você não se machuca.
O que Deus diz a Josafá nessa passagem e o que Ele nos recorda hoje é: “A batalha não é sua; é minha. Você não tem que lutar”. É problema de Deus. Deixe que Ele resolva.
A verdade é: se você é um filho de Deus, então os seus problemas são problemas dEle.
 E Ele é muito melhor em lutar as suas batalhas e resolver seus problemas do que você um dia será.
O seu dever é confiar nEle para resolver tudo.
 Você pode relaxar em fé, confiando que Deus é capaz de fazer as coisas sem a sua ajuda.
Essa passagem diz duas vezes: “não tenha medo” e “não se sintam desencorajados”. Quando você está diante de uma situação aparentemente impossível, não tenha medo e não se sinta desencorajado.
 Alguma vez Deus perdeu uma batalha? Não. Ele não perde batalhas.
E porque Ele nunca perde uma batalha, nós não devemos ter medo jamais.
Deus tem uma reputação a zelar. Estamos no lado vencedor. Apesar dos problemas ou dificuldades, ou barreiras, ou circunstâncias, ou as desconexões, ou atrasos, no final, estamos no lado vencedor.
Isso é boa notícia. Uma vez que dei minha vida completamente a Jesus Cristo e estou tentando viver para Ele ao máximo, eu não tenho que me preocupar com as coisas pequenas. Posso perder algumas batalhas, mas, no final das contas, estou no lado vencedor.
Há uma frase importante no versículo 17. Deus diz a Josafá: “Postai-vos e ficai parado”.
O que significa “ficai parado”? Significa ter a atitude mental de confiança calma. Não é desejo de Deus que você fuja de uma situação complicada. Eu descobri que quando fujo de uma dificuldade, Deus sempre a traz de volta e me dá uma nova chance. É inevitável. Por que? Porque Deus quer que aprendamos o que Ele quer nos ensinar através das experiências: que em cada situação Ele é suficiente. Ele é competente e capaz e vai preencher nossas necessidades em cada circunstância.
Não temais – medo é o oposto de fé.

 Você deve ficar firme em duas coisas:
1- O caráter de Deus.
Ele é fiel. Ele não nos leva tão longe apenas para nos deixar cair.
Ele não o guia com uma corda para depois cortar a corda fora.
Tenha fé na natureza e no caráter de Deus.

2- A verdade da Palavra dEle.
A Palavra de Deus é fiel.
Você pode contar com as promessas encontradas na Bíblia.


Amém?